Arquitetura e Urbanismo: melhores áreas de atuação
- Jhenifer Oliveira
- 6 de set. de 2022
- 3 min de leitura
É sempre uma grande dificuldade buscar áreas de atuação dentro do mercado de trabalho após finalizar a faculdade. Essa é uma dor que todos os recém-formados passam e com os novos arquitetos não é diferente.
Claro que é de conhecimento geral que os arquitetos trabalham em projetos de execução de construções e reformas de edifícios, lojas, igrejas, escolas, galerias comerciais, shoppings, aeroportos e muitos outros.
Muitas pessoas pensam que a profissão está limitada somente a estes campos de trabalho e essa é uma ideia totalmente equivocada. Vamos mostrar para vocês que a arquitetura vai muito além disso com seis diferentes áreas de atuação.
Antes disso, é importante dizer que no período entre quatro e cinco anos que o futuro arquiteto embarca neste mundo tão versátil, ele é exposto a muitas situações pelas quais nem imagina passar. Desde prazos que precisam ser cumpridos em um curto período de tempo, até mesmo poucas horas de sono.
Isso tudo cria uma certa bagagem para o estudante, que ao entrar no mercado de trabalho, está pronto para os desafios da profissão.
Agora, sem mais delongas, vamos conhecer os melhores campos de trabalho no mundo da arquitetura.
Paisagismo

Fundamentais e amplamente requisitados, os arquitetos que trabalham com paisagismo são responsáveis por planejar todo o entorno de uma obra como tratamento paisagístico de jardins de casas, edifícios, residenciais e empresariais.
Ao prestar serviços para municípios essa área pode ser a responsável pelas áreas verdes da cidade como praças, parques, canteiros centrais e muito mais.
Design de interiores e móveis

Há quem pense que os arquitetos só participam das construções do lado de fora. Se você é uma dessas pessoas, pensou errado. Isso porque este é o ponto em que os arquitetos mais se assemelham a designers e decoradores.
Uma das vantagens, é que somente o arquiteto poderá opinar e resolver questões relacionadas à estrutura do local como alterações no sistema de ar, água, luz e esgoto.
Comunicação Visual

Tenho certeza que essa é novidade para você. Muitos contratantes pedem para que o arquiteto faça não só as instalações, mas também a identidade visual do local, envolvendo ações de marketing e publicidade.
Urbanismo

Ora, ora, ora, eu tenho certeza que você se lembra dessa palavra justamente do nome do curso, não é mesmo? Arquitetura e Urbanismo.
Pois bem, nesta área, o arquiteto estuda toda a malha, prevendo loteamentos, melhores locais para os edifícios altos e também onde haverá residências e comércios
Realidade virtual

Hoje, milhares de arquitetos utilizam o metaverso e a realidade virtual para apresentar projetos aos seus clientes e desta forma, criando um diferencial da concorrência, que muitas vezes não adere às novas tecnologias.
Você deve estar pensando: mas como estão utilizando o metaverso para apresentar projetos? Pois bem, existem óculos de realidade virtual que proporcionam cenários imersivos dentro do metaverso, onde o cliente pode entrar de fato nos cômodos da casa, conferir o resultado final e ainda dar pitacos sobre suas preferências. Incrível, não?
Games e cinema

Você sabia que diversas empresas no segmento da tecnologia de vídeo-games e até mesmo da sétima arte contratam arquitetos para melhorar a experiência do espectador? Muito massa, não é?
Os profissionais de arquitetura auxiliam na concepção dos cenários de cidades e interiores de edifícios, graças à experiência diárias que essas pessoas têm com este tipo de cena.
Aposto que você não sabia que a profissão do arquiteto era tão versátil, não é mesmo? Ainda existem outras áreas de atuação que podemos citar aqui, mas vamos deixar para uma parte dois desta lista, o que acha?
Portanto, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com o seu amigo que está com medo de ficar desempregado depois do fim da faculdade. Até a próxima.




Comentários