top of page

ENTENDA O PAPEL DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

  • Foto do escritor: Jhenifer Oliveira
    Jhenifer Oliveira
  • 29 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Para falar sobre esse tema, trouxe hoje a profissional Marina Nobile formada em Recursos Humanos graduada no ano de 2016 pela Universidade Moura Lacerda de Ribeirão Preto. Atuante na área a 6 anos, com amplo histórico em Administração de Pessoas e Condomínio Marina disponibilizou um pouco do seu tempo para falar sobre a importância do RH na área da Arquitetura. Atualmente Marina se encontra como Supervisora no setor por uma grande empresa de manutenções automobilísticas, mas separou um tempinho para nós do Arquitetura RP. Confira abaixo detalhes sobre esse bate-papo.



Arquitetura RP: Bom dia Marina, primeiramente gostaria de agradecer por você topar participar desse bate-papo conosco, e disponibilizar um pouco do seu tempo para esclarecer algumas dúvidas para gente. Inicialmente gostaria de começar com a seguinte pergunta: Por que em meio a tantas opções, você escolheu a área de Recursos Humanos?


Marina N.: Bom dia, primeiramente gostaria de agradecer pelo convite e espero poder esclarecer quaisquer dúvidas que venham acrescentar no conhecimento do ramo.

Já respondendo sua primeira questão, digo que é de praxe dizerem que é porque gostam de pessoas, mas vai além disso é o desafiar-se todo dia, manter sua estratégia, abraçar novas visões, criar soluções, afinal é o bem mais precioso de uma empresa.


Arquitetura RP: Acha importante ter um profissional da sua área acompanhando as Obras durante toda sua execução?


Marina N.: A gestão de RH na construção civil é um dos pontos sensíveis do segmento. A diversidade de profissionais de inúmeras funções em um ambiente quase sempre temporário que é o canteiro de obras, traz necessidades específicas, por isso importante ter esse acompanhamento de perto


Arquitetura RP: Pra você, quais as funções relevantes da sua profissão no ramo da construção Civil?


Marina N.: Existem importantes aspectos da legislação trabalhista para a gestão de RH na construção civil, todos aplicáveis diretamente ao segmento, como:

- Jornada de trabalho de 44h semanais;

- Hora extra remunerada acrescida de 50%;

- Controle de frequência do colaborador;

- Depósitos de FGTS;

- Acompanhamento sobre uso de EPI;


Arquitetura RP: Durante a contratação de um funcionário que atenderá a uma demanda por um período determinado, quais suas dicas na hora de escolher o profissional Ideal?


Marina N.: a primeira delas é, sempre busque referencias, não sai contratando o primeiro profissional disponível a te atender; o prazo para entrega também é um dos fatores mais importante em toda construção, então esse ponto tem que ficar bem claro na hora de realizar a contratação; utilize do mestre de obras no processo seletivo é produtivo e acaba auxiliando o gestor de RH reconhecer características positivas e negativas


Arquitetura RP: Acha Importante a comunicação entre o empregador e o empregado durante uma a execução da Obra? Acredita que o intermédio do RH facilita essa comunicação?


Marina N.: Muito, desde a contratação até a rescisão do contrato de trabalho, são inúmeras as situações de relação entre colaborador, empregador e RH


Arquitetura RP: Qual importância e o maior papel da profissional de Recursos Humanos na hora de solucionar um problema entre Pedreiro e Mestre de Obras (ou conflitos em posições hierárquicas)?


Marina N.: Hoje a profissional de RH acaba tendo um conhecimento estratégico, fazendo a intermediação entre todos os setores, tentando manter uma comunicação simples, direta e de maneira objetiva, não somente ‘apagando incêndios’ mais solucionando os problemas

O profissional tem a tarefa de levar a visão moderna onde as pessoas são colaboradoras e parceiras da empresa, desde o Pedreiro até o engenheiro responsável, é uma engrenagem que precisa de todos para rodar


Arquitetura RP: Para você, qual o melhor meio de resolução quando um problema entre funcionários chega ao caso extremo?


Marina N.: Ainda acredito que a melhor resolução, seja o diálogo

Uma relação trabalhista, é como qualquer tipo de relacionamento, uma via de mão dupla

O conselho é, não espere chegar ao extremo, tenha reuniões, Feedbacks.

Entenda a importância e necessidade da sua equipe e empresa.


Gostou do nosso conteúdo ? Te dúvidas que gostaria de esclarecer? Mande pra gente!

Comentários


Todos os direitos reservados | Desenvolvido por SuaMidiaON
bottom of page