Oportunidades de Arquitetura no Metaverso
- Guilherme Moro

- 4 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Apesar de muitas pessoas não saberem, o metaverso e a arquitetura andam lado a lado. É verdade, o arquiteto é um profissional que trabalha com tecnologia de ponta e sempre precisa se adaptar às novidades do mercado e o metaverso é a boa nova do mundo digital e com certeza irá mudar a forma com que as pessoas se comunicam nos próximos anos.
O metaverso é um pouco diferente das redes sociais que estamos habituados, como Facebook e Instagram e nada se compara a um sistema operacional. Estudiosos assemelham seu crescimento à internet que estamos habituados: gradativo e que precisa de outras plataformas e produtos para continuar em uma crescente.
Hoje, milhares de arquitetos utilizam o metaverso e a realidade virtual para apresentar projetos aos seus clientes e desta forma, criando um diferencial da concorrência, que muitas vezes não adere às novas tecnologias.
Você deve estar pensando: mas como estão utilizando o metaverso para apresentar projetos? Pois bem, existem óculos de realidade virtual que proporcionam cenários imersivos dentro do metaverso, onde o cliente pode entrar de fato nos cômodos da casa, conferir o resultado final e ainda dar pitacos sobre suas preferências. Incrível, não?
O mais interessante, é que, ao que tudo indica, o metaverso terá sua própria realidade, deixando para trás, com distribuição de casas, terrenos e com possibilidade de construir livremente nestes espaços. Especialistas afirmam que imobiliárias virtuais já estão vendendo espaços dentro da realidade virtual.
É importante citar que o mercado é extremamente volátil, pois não parte do que acontece no mundo real e sim de algo considerado totalmente imersivo e virtual.
Já deu pra perceber que o metaverso é um campo muito promissor. Hoje os arquitetos precisam explorar este campo e perceber as inúmeras oportunidades que eles podem ter em um futuro próximo.
Ele é um local que apresenta todas as possibilidades que podem ser exploradas no mundo físico e ainda ir além.
Uma das principais oportunidades de negócios para os arquitetos dentro do meta, é a mão de obra qualificada que o projeto precisará para erguer casas, condomínios, shoppings e outros ambientes virtuais.
Isso parece ser algo muito distante da realidade, mas já é um fato consumado entre os especialistas e não deve demorar muito para acontecer no mundo.
Os campos de trabalho que a arquitetura será aplicada não ficam somente no mundo virtual, isso porque os espaços físicos em que os seres humanos utilizarão para o uso seguro dos óculos, luvas e demais acessórios vinculados ao metaverso.
Para tornar esta lista definitiva, vamos definir em tópicos as principais oportunidades e demandas de trabalho para o mundo da arquitetura dentro do metaverso.
Gêmeos digitais (Digital Twins)
Basicamente consistem em réplicas de construções físicas, simulando comportamentos reais, através do Building Information Modeling (BIM).
Simulação de cidades
Já é possível criar cidades no mundo virtual através do conceito descrito no tópico anterior. Isso auxilia o arquiteto de forma muito eficiente, pois é possível simular o local e verificar como ele fica mais agradável para as pessoas.
Museums virtuais
Teremos cultura! No metaverso, a conexão dos ambientes culturais físicos e virtuais podem ter um alcance ainda maior de pessoas.
Trabalho remoto
O conhecido home office já era aplicado antes da pandemia, mas após o período pandêmico ele se tornou uma necessidade e hoje diversas empresas já adotaram este modelo de trabalho.
No metaverso, este modelo será iminente, com arquitetos de todo o mundo podendo trabalhar em conjunto, dominado diversas áreas do segmento.
E aí, o que achou da lista? Com certeza você terá maiores horizontes para poder explorar e adaptar seu trabalho. Lembre-se é preciso se adaptar às novas tecnologias para não ficar para trás dentro do mercado de trabalho, ainda mais em um mercado tão concorrido como o da arquitetura.




Comentários