5 coisas importantes para saber antes de escolher a faculdade de Arquitetura
- Guilherme Moro

- 3 de set. de 2022
- 3 min de leitura
O mundo da arquitetura é recheado de universos, possibilidades e oportunidades diferentes. Muitos estudantes sempre sonharam em cursar a faculdade e outros chegam à conclusão de que ela é a ideal do dia para a noite.
No período entre quatro e cinco anos que o futuro arquiteto embarca neste mundo tão versátil, ele é exposto a muitas situações pelas quais nem imagina passar. Desde prazos que precisam ser cumpridos em um curto período de tempo, até mesmo poucas horas de sono.
Antes de embarcar no universo estudantil, é preciso ter certeza que você estará pronto para os desafios e que a faculdade irá impor durante sua trajetória.
Para que você tire suas próprias conclusões e tenha a certeza de que este é o caminho a ser seguido, vamos listar 12 coisas que todo estudante de arquitetura precisa saber antes de iniciar sua graduação. Vamos conferir?
Não desenhar, não significa estar fadado ao fracasso
Muitos consideram o desenho como algo fundamental na carreira de um bom arquiteto, mas não funciona bem assim atualmente. Graças à tecnologia disponível neste campo de trabalho, atualmente existem outras formas de representação de projetos ainda mais eficientes do que os desenhos, provando que, caso você seja efetivo em outros campos de produção, você terá ótimas oportunidades de trabalho.
Fique tranquilo, pois não faltam ferramentas para realizar uma representação da realidade, sem precisar ser um ótimo desenhista, até porque, você é um arquiteto, não?
Não é nada fácil fazer um projeto
Tenho certeza que você nunca achou que fosse fácil, mas tenha certeza que aprender a mexer com CAD, e softwares de modelagem 3D exige muito tempo e estudo. Lembre-se de que você precisará se empenhar muito para fazer essas funções, afinal, você fará isso pelo resto de sua vida.
Todas as horas de sono são bem-vindas
Pois é, acho que isso vale para qualquer universitário, seja qual for o curso. Todo tempo que você conseguir dormir será precioso. Os tempos de colégio foram bons, mas a realidade do curso de arquitetura e urbanismo é bem diferente e você com certeza vai querer valorizar cada minutinho de sono a mais que você tiver.
Uma boa dica para ter mais horas de sono, é se programar com antecedência e não deixar para fazer de última hora seus projetos, trabalhos e apresentações da faculdade.
Você será viciado em café, energéticos e afins
Nos dias em que sua saúde mental e física estiver esgotada e seu corpo não aguentar mais um minuto sequer acordado, você terá de recorrer à bebidas que te deem uma injeção de ânimo e te ajudem a concluir os afazeres do dia.
O café é o companheiro oficial do arquiteto e ajuda você a ficar muito mais focado durante as tarefas. Portanto, separe uma graninha para a sessão de bebidas do supermercado.
Desenhe muito
Parece até hipocrisia criar um tópico dizendo para você desenhe muito, sendo que o primeiro argumento que disse aqui foi que não era necessário ser um desenhista para obter sucesso em sua carreira como arquiteto.
Mas calma, antes que você fique bravo comigo e feche este artigo, preciso dizer que, desenhar estimula a sua criatividade e pode ser muito útil para que você não esqueça alguma ideia que surgiu durante o momento mais inesperado do seu dia. Desenhar é um exercício de fixação, memória, criatividade e de técnica.
Bom, claro que existem inúmeras outras coisas que você precisa saber antes de entrar em uma universidade de Arquitetura e Urbanismo, mas estas cinco iniciais vão te ajudar muito durante sua trajetória de estudante e até mesmo como arquiteto formado.
Se você acha que este artigo pode ser importante para outras pessoas, compartilhe e ajude elas a tomar uma decisão concisa antes de embarcar na aventura que é se tornar um universitário.


Comentários